Facas de Sashimi
- Alexandre Tatsuya Iida
- 31 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
“Adegão, qual a diferença entre a Faca de SASHIMI e a YANAGUIBA?”
Na verdade, nenhuma. O SASHIMIBOUCHOU 刺身包丁 é a tradução de “Faca de Sashimi”. E o YANAGUIBA(bouchou) 柳刃包丁 é um dos tipos para o corte do Sashimi. Mas em determinadas regiões pode causar uma confusão.
Querem ver?
O mais conhecido é YANAGUIBA 柳刃, que tem a lâmina bem estreita e de fina espessura, lembrando a folha de Yanagui ou “Salgueiro”. Esta é uma faca amplamente usada no mundo e particularmente na região de Kansai, onde tem a província de Osaka como principal. E lá eles não chamam de YANAGUIBA e sim apenas de SASHIMIBOUCHOU.
Já na região de Kantô, onde Tokyo é a principal província, tinha um certo problema, quando o regime dos Samurais caiu. Muitos cozinheiros que sempre andavam com a suas facas que tinha a ponta semelhante a uma espada, o conhecido KENGATA 剣型, eram confundidos como Samurais revoltados e até explicar que não, era uma dor de cabeça.
Então resolveram cortar a ponta e deixar quadrado e o chamaram de TAKOBIKI(bouchou) 蛸引包丁 para não passar por esse perrengue.
Tem também o FUGUBIKI(bouchou) ふぐ引き que lembra uma YANAGUIBA, só que conforme vai avançando para a ponta, fica extremamente fina, já que os cortes do Baiacu chegam a ficar da espessura do Ussuzukuri. Em Kansai é chamada de TESSA(bouchou) てっさ包丁
Ainda tem mais 2 tipos que um é derivado do TAKOBIKI com ponta arredondada para cima, o SAKIMARU TAKOBIKI e o outra que é a mistura do comprimento do YANAGUIBA e a ponta para baixo da faca KIRITSUKE 切付.
Todos esses 5 tipos fazem parte do grupo de Facas de Sashimi, que podem variar o comprimento de 18 cm a 30 cm, para os profissionais.
Comments