A regra do Missoshiru
- Alexandre Tatsuya Iida
- 5 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
O Missoshiru. Desde de pequeno, minha mãe era bem chata com os modos de me portar na mesa quando se tratava de refeição japonesa. E para acentuar ainda mais a coisa, a escola de japonês SHOHAKU onde estudei tinha aulas de Bons Modos.
E tinha várias dicas de etiqueta, como estar a 1 punho de distância do corpo e a mesa em sala de tatami, modo bonito de tirar os ossos e espinhas dos peixes grelhados, manuseio do hashi e tal.
Agora, um que até meu pai que não ligava muito para essas coisas me dizia:
“O modo que você toma o MISSOSHIRU entrega toda a sua formação”
O tratamento da sopa feita de soja fermentada é bem diferente da nossa aqui no Brasil que vem em prato fundo colher. Mais consistente e cremoso, acompanha um pãozinho. Enquanto isso, o MISSOSHIRU se toma ao longo ou boa parte da refeição. Vamos para algumas dicas para fazer bonito:
MISSOSHIRU normalmente nas refeições básicas ICHIJU SANSAI que pode ser no café da manhã e almoço.
MISSOSHIRU é servido em Sushiyás quase no final da refeição e não no começo para você não ter interferência no paladar para comer peixes crus.
A tampa do OWAN, tigela de melamina, deve ser destampada e colocada na mesa invertida para que o vapor não caia.
Ao terminar, tampe da mesma forma que veio.
Quando o MISSOSHIRU vem com muitos ingredientes como tofu, vôngole, aguê, deve usar o hashi para que o conteúdo não venha tudo na sua boca.
Não chupe o Hashi
Não abra os braços na hora de tomar o MISSOSHIRU. Muitos nem percebem.
Você pode repetir o MISSOSHIRU no restaurante.
E o Seo Iida conclui:
“Aqui no Brasil, as pessoas não pegam no pé com os brasileiro, mas você que tem cara de japonês, eles não vão te perdoar. E já vi gente perdendo promoção POR CAUSA DE UM MISSOSHIRU!”
E vocês? Sabiam de tudo isso?
Ola Chef.
Sobre as boas maneiras do missoshiru.
Tenho uma duvida sobre tomar o missoshiru. Pego a tijela com as duas mãos para levar a boca para sorver o caldo ou com um mão só? Já aprendi que não posso abrir os braços. Pela sua descrição então não se deve usar aquela colher que nos dão nos restaurantes.